01

setembro.2014

A importância do LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social exclusiva para profissionais do mundo. Com mais de 200 milhões de usuários, sendo 3 milhões de páginas de empresas, essa rede social reúne perfis de todas as áreas. 

Segundo dados do próprio LinkedIn, entre os usuários brasileiros, 2 em cada 3 têm diploma universitário; 1 em cada 4, pós-graduação. 60% deles acreditam que estar presente nessa rede social os terna mais bem sucedidos. Ou seja, o LinkedIn é uma rede social essencial para divulgar o currículo, manter uma rede de contatos profissionais e disseminar conteúdos interessantes e relevantes. Além disso, é muito útil pra procurar novos funcionários, analisar perfis de candidatos e fortalecer a sua presença no mercado.

Essa rede de networking pode funcionar também como um canal de novas possibilidade de negócios. Ao manter o perfil atualizado, os profissionais da sua empresa estarão em contato com clientes e prospects, além de participar de grupos de discussão, o que garante mais credibilidade e proximidade. Os grupos, aliás, são valiosos. Ali, sua empresa pode divulgar informações que agreguem valor à marca e ampliar os contatos, e isso torna o seu negócio uma referencia boa tanto para trabalhar, quanto para investir. 

Mas, assim como todas as redes sociais, o foco do LinkedIn é o engajamento e a interação. Por isso, é tão importante ter um planejamento de conteúdo e marketing digital.

E o seu perfil, está atualizado? Então, veja as minhas dicas:

– Mantenha sempre o seu currículo atualizado;
– Dê o link para todas as empresas onde você já trabalhou. Assim, o logo delas também vão aparecer em sua página e o seu perfil aparecerá nas buscas;
– Edite o seu cargo atual de acordo com o que você pretende divulgar;
– Atualize suas competências e especialidades;
– Pesquise quais grupos são interessantes para sua carreira e participe ativamente. É uma boa forma de estar em contato com outros profissionais;
– Recomende seus conhecidos com um textinho legal (profissional e não pessoal) e peça a eles que te recomendem;
– Insira as suas experiências anteriores, mesmo que em outras áreas. O importante é saber como mostrá-las de forma interessante. Não esqueça de escrever as descrições de cada cargo;
– É preciso também colocar todas as suas formações acadêmicas;
– Compartilhe notícias, posts de blogs que acompanha, tudo o que julgar interessante, tanto em seu feed quanto nos grupos;
– Vale dar uma ampliada no seu network. Pesquise os profissionais interessantes que estão no Linkedin, parceiros, clientes, conhecidos e faça o convite para adicioná-los. Mas cuidado, sair adicionando profissionais que você não conhece pode parecer desespero…
‘- Recomende seus conhecidos com um textinho legal (profissional e não pessoal) e peça a eles que te recomendem também. 

Se quiser, dê uma olhada em como eu atualizo o meu perfil no LinkedIn e também na página da Agência Pulso.

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