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julho.2014

Estratégias de Branded Content

No sábado aconteceu em São Paulo o Content Summit 2014. E, claro, a equipe de conteúdo de Agência Pulso estava lá. Foi um dia inteiro de palestras com ótimos profissionais do mercado. O objetivo era discutir as tendências desse mercado tão cheio de possibilidades que é o Branded Content. Antes de mais nada, vale lembrar que a produção de conteúdo para marcas vai além da gestão de mídias sociais ou da redação publicitária. Os formatos branded, ou seja, editorial versão de marca, são diversos:

  • Série Audiovisual
  • Programa de TV
  • Quadro em programa de TV
  • Publieditorial
  • Revista Customizada ou Corporativa
  • Emissora de Rádio
  • Programa de rádio
  • Música
  • Documentário
  • Videoclipe
  • Eventos e festas
  • Filme Longa ou curta-metragem
  • História em quadrinhos
  • Livro
  • Fanpage, perfil ou branded channel em Mídias Sociais

 

Há vários lugares, formatos e plataformas onde sua marca pode estar. Como os modelos abaixo:

White label – Conteúdo produzido para a marca, em que o nome da produtora de conteúdo não aparece.
Branded content – Canal ou plataforma exclusivo da marca, apoiado a uma produtora de conteúdo interessante.
Co-branded content – A marca produz em conjunto com a produtora de conteúdo  e, juntas, elas passam uma mensagem.
Sponsored content – É uma forma de patrocínio. A marca não aparece dentro do conteúdo e, sim, apresentando.

Até mesmo o SAC pode se aproveitar disso. O tom e o tempo de uma resposta podem contribuir, e muito, na construção de uma imagem. E, conhecendo bem o comportamento do seu público, essa resposta pode vir em forma de conteúdo criativo e inteligente.

Nós vivemos uma era de abundância de conteúdo e o que a sua marca diz tem que ter relevância e ser interessante para o público. Assim, a marca passa a ter uma abordagem cultural e a ser parte da vida do seu público. Com qualidade, é possível ter um retorno orgânico da audiência.

Na palestra “Content for Dummies”, Fernanda Guimarães, creative director da New Content, fez uma lista muito bacana, que eu gostaria de compartilhar com vocês:

10 coisas que o Branded Content é ou pode ser (idealmente)
1) Informação, educação, entretenimento
2) Uma troca com o espectador = conteúdo por atenção
3) Menos interruptivo, nem uma enganação
4) Relacionamento estável com o espectador
5) Muitos formatos
6) Um desafio de negociação (veículos, clientes, consumidor)
7) Estratégia perene (mesma mensagem muitas vezes, muitas mensagens uma só vez)
8) De profissionais difíceis de contratar. Ele tem que ser híbrido, entender e circular por vários ambientes
9) Uma área ainda muito nova
10) Maravilhoso: conteúdo, publicidade e jornalismo = vontade de se comunicar

Quer elaborar uma estratégia de conteúdo para a sua marca? Me adicione no LinkedIn ou escreva para [email protected]

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