17

junho.2009

Design é Show

2° design show

Em 30 de maio, aconteceu o 2º Design Show, que reuniu palestras e Workshops de alguns dos melhores profissionais do mercado. Eu, particularmente, não sou muito fã de workshops, não que sejam ruins e não prestem para nada, pelo contrário. Apenas tenho minhas preferências (rsrs).

Gostei muito de todas as palestras. A de tipografia ministrada por Tony de Marco foi ótima. Destaco também a palestra de Rodrigo Teco da Grafikonstruct, bem direta sem “farofa”. Ele deixou claro no que acredita e pronto, sem dizer em nenhum momento que estava certo ou que é o dono da razão. Simplesmente mostrou caminhos que podem ser adotados e dar certo (não foi à toa que ele estava palestrando).

Sempre há coisas interessantes nesses tipos de eventos. É bem legal saber a visão de um profissional que já possui certa bagagem e que admiramos. É importante ver diversos métodos para encarar desafios, estilo de vida, gostos. É inspirador ver que eles também já apanharam, suaram a camisa e quebraram a cara para chegarem onde estão.

Tudo isso faz com que a gente possa acreditar em um futuro promissor. Acredito que “a prática leva a perfeição” é só um mito que nos designa apenas a errar menos. Todos nós estamos sujeitos a erros. Devemos aproveitar o erro para tentar desenhar um novo caminho.

Aprendemos muito vivendo essa profissão. Algo meio que “auto-sustentável”, aprendemos sobre a vida e como lidar com ela para que nossos projetos façam sentido e construam histórias.

Como disse Rodrigo Teco: “consumimos o que nós mesmos criamos”. Temos que aprender a lidar com os mais diversos tipos de obstáculos, paradigmas, personalidades, estudar (sempre!) projetar, arquitetar, desenhar, diagramar, colorir, tempo, grana, música, metrô, supermercado, café, churrasco, cerveja e muito blá-blá-blá.

Se alguém ouvir dizer que o design está sempre presente em nossas vidas, muitas vezes com fórmulas muito simples e mesmo indiretamente somos bombardeados por ele, acredite! Mas se alguém disser que fazer design é tão simples assim, simplesmente duvide, mas acredite em alguma coisa.

O que você procura?

Não perca nenhum conteúdo