24

agosto.2015

Jornada do herói: seja grande nas redes sociais

O Storytelling é uma das maneiras mais eficazes de criar conexões e identificação. Isso porque as pessoas que acreditam em determinadas histórias possuem valores semelhantes. Para o mundo dos negócios, é um prato cheio: quanto mais o seu cliente se sente próximo, menores são as chances de criar novos laços. Mas, como todo grande trunfo, a habilidade de criar uma narrativa eficiente para a sua marca precisa de entendimento e muita estratégia.

Se você já assistiu Avatar, Senhor dos Anéis, Matrix, ou infinitos outros títulos de sucesso, pode até não perceber de primeira, mas elas possuem a mesma estrutura narrativa. Essa estrutura é bem explicada pela Jornada do Herói, teoria do brilhante Joseph Campbell que, em seus livros sobre mitologias e arquétipos, desmistifica o segredo de sucesso de todo esse conteúdo.

O padrão faz com que a audiência reconheça e identifique seus valores no conto, comprando, de primeira, a causa que mais faz sentido para o seu momento. Nas redes sociais, a jornada do herói deve ser usada como principal arma na missão de adquirir novos clientes, mantê-los próximos e fidelizados.

Seja em texto, vídeo ou foto, saiba como, em alguns passos, criar o seu herói e chegar ao fim da narrativa com objetivos cumpridos e uma cartela de clientes mais arrojada:

 

O cliente é o herói, mas ainda não sabe disso

Criar afinidade com o cliente é muito mais que apresentar um mocinho. No mundo real, o seu herói enfrenta problemas como um sujeito comum. Mostre que é acessível, fale na mesma língua.

 

Viva uma aventura

Nas histórias de cinema, sempre existe um chamado à aventura. Algo que tire o herói de sua zona de conforto e o instigue à buscar algo a mais. Para o seu cliente, essa aventura pode ser conquistar mais leads, fortalecer sua presença digital, lidar com novas possibilidades…

 

Sempre há um “pé atrás”

Como qualquer pessoa, a indecisão ou medo de arriscar pode fazer com que seu herói não se sinta confortável em assumir essa posição. Convença-o, seja o mentor do seu cliente nessa jornada.

 

E sempre há um “pé a frente”

Quando o seu herói se dá conta de que tem um problema em mãos, e precisa resolvê-lo, o mentor é uma das figuras mais importantes. Bruce nunca seria “Batman” sem Henri Ducard para o apoiar a vencer seus medos. Guie o seu cliente e faça com que ele também desempenhe esse papel com seu consumidor final, assim, os laços se fortalecem ainda mais.

 

Desperte para as mudanças

Com a ajuda do mentor (ou seja, a sua), o seu cliente descobre que precisa fazer mudanças para chegar em seu objetivo. É ai que sua estratégia precisa ser aprimorada mais uma vez. Qual é o desafio que estão enfrentando nesse momento? Como ajudar? Se você quer gerar mais leads, o que vai interessar seu nicho?

 

Teste sem medo

O que dá mais certo, e o que pode ser ajustado para chegar com sucesso ao fim da sua jornada? Agora é o momento de arregaçar as mangas e colocar em prática todas as suas táticas para alcançar seus maiores objetivos. Conversar, apresentar seus ideais e convidar o cliente para ir junto com você é uma ótima forma de assumir sua postura de herói.

 

Passe pelos obstáculos

As vezes precisamos ajustar alguns pontos antes do grande final. Tanto você como seu cliente podem se deparar com empecilhos. Nesses momentos de “provação”, o melhor a se fazer é analisar o que pode ser fixado, e seguir rumo à seu objetivo maior.

 

Ser herói vale a pena

Depois de se aproximar de seus objetivos, transitar por suas metas, traçar estratégias eficientes para se comunicar com o  seu público, estar presente nas plataformas certas e entender as dores do seu cliente, o herói finalmente consegue alcançar seu objetivo: Gerou seus leads, fortaleceu sua presença digital e, adivinhem, já têm novos objetivos.

 

Voltando (realizado) para casa

Com todo o conhecimento que o herói conquistou e transmitiu, ele já tem expertise para saber o melhor caminho em suas conquistas. Mesmo que se sentir ameaçado, sabe que um mentor excelente o guiou em sua batalha. Essa experiência deve estar marcada para os seus clientes, que são sua grande conquista.

Esses passos são obrigatórios para criar uma estratégia de conteúdo bacana, assim como traçar sua voz da marca e persona. Lembre-se de colocar o seu cliente como herói. É isso que garante a conversa, aproximação, fidelidade e resultados.

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