18

agosto.2015

Os novos caminhos do marketing com geolocalização

A evolução dos telefones celulares para smartphones fez com que ele substituísse diversos gadgets que estavam presentes em nossas vidas. Com eles veio junto a popularização do GPS (Global Positioning System) e a capacidade de aplicativos e sites saberem sua localização exata. A geolocalização se refere a essa capacidade de identificar a localização atual de um dispositivo e fazer uso dessa informação.

Para o Mobile Marketing, a segmentação por localização possibilita focar sua publicidade sobre as áreas onde você vai encontrar os clientes certos, e restringi-la nas demais áreas – o que pode ajudar a aumentar o seu retorno sobre o investimento (ROI). Já para os consumidores, é maior a possibilidade de serem impactados por um conteúdo mais relevante, com base em sua localização.

Anúncios que levam em consideração a localização do usuário têm mostrado melhores resultados porque eles são mais específicos e com um direcionamento melhor. Por exemplo, no Estados Unidos supermercados oferecem cupons de desconto para as pessoas que estão nas imediações das suas lojas.

O tráfego móvel segue um crescimento vertiginoso, com as pessoas vendo os seus dispositivos móveis, em média, 150 vezes por dia. Os anunciantes estão de olho nessa audiência, como mostra o gráfico abaixo com os segmentos que mais fazem uso dessa capacidade de segmentação.

Geolocalização

Quando o assunto é geolocalização, existem algumas plataformas que se destacam, como o Google Adwords, um dos pioneiros na geolocalização como forma de segmentação. Assim como o Foursquare, que vai muito além dos check-ins e passou a ser uma rede social de dicas e sugestões geolocalizadas.

No entanto, Google e Foursquare foram alcançados pelo Waze, que se define como um aplicativo de trânsito e navegação baseado em uma comunidade. O aplicativo lançado em 2008 em Israel já conta com mais de 50 milhões de pessoas e foi comprado pelo Google em 2013 por cerca de US$ 1,3 bilhão.

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