30

julho.2014

Gabriela Borges dá palestras sobre quadrinhos

Nossa Diretora de Conteúdo e Mídias Sociais, Gabriela Borges, está com a agenda cheia no segundo semestre. Ela vai dar duas palestras no Brasil e uma na Argentina sobre o tema de sua tese de mestrado. A primeira será no Ugra Zine Fest, festival de fanzines, quadrinhos e cultura independente. O evento acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Centro Cultural São Paulo. Em outubro, ela arruma as malas. Primeiro, vai a Buenos Aires entre os dias 08 e 10/10 para participar do Viñetas Serias, congresso internacional de quadrinhos e humor gráfico. No dia 25/10, viaja a Belo Horizonte para participar do 1º Encontro Lady’s Comics, na mesa “Investigando Personagens Femininas“.

Jornalista e mestre em Antropologia, Gabi pesquisou a fundo a representação da mulher e os discursos de gênero nas historias em quadrinhos. A análise se aprofunda nos personagens femininos nas historietas argentinas desde o século XX, o espaço que se dá ao trabalho de cartunistas mulheres e como questões sobre gênero são reproduzidas nas publicações de quadrinhos. Seu objeto de estudo é a Revista Clítoris, uma publicação independente que se propõe a desconstruir esses estereótipos sexistas e visibilizar o trabalho das mulheres por meio de uma abordagem feminista. Ela já deu uma palestra para os pulsábios, como contamos aqui no Blog.

Gabriela morou quatro anos na Argentina entre 2009 e 2013, onde cursou o mestrado em antropologia e trabalhou, entre outras experiências, como Correspondente Internacional do SBT.

 

 

 

 

 

 

O que você procura?

Não perca nenhum conteúdo