01

maio.2008

WebIsso, WebAquilo

Sempre me peguntam o que quer dizer “esses nomes estranhos” usados para definir as profissões de quem trabalha com Internet. Fiz uma pesquisa rápida e montei um pequeno resumo de cada uma das atribuições que têm os principais profissionais da web.

Webdesigner
Profissional responsável por grande parte da montagem de um projeto web (site, hotsite, portal, etc) e muitas vezes por seu design. Em geral, é formado em design gráfico ou, eventualmente, publicidade, muitas vezes vindo de áreas gráficas. Existe uma nova geração que vem de cursos específicos, como o de Design Digital. Utiliza ferramentas gráficas como Photoshop e Adobe Ilustrator, tem conhecimento de HTML, Flash e ferramentas para produção de HTML, tais como o Dreamweaver. Atenção, webdesigner é o profissional, e webdesign é a profissão 🙂

WebMaster
Gerencia amplamente os projetos web, incluindo a instalação e manutenção a servidores. Esse profissional precisa ter conhecimento em desenvolvimento para realizar e solicitar pequenas alterações no site e ainda noções de design. Noções em gerenciamento de projetos e equipe também são importantes.

WebDeveloper
É responsável pela programação do site. Com conhecimento em algoritmos de programação, ele deve dominar todos os recursos de desenvolvimento na web. É ele quem desenvolve os sistemas administrativos para atualização de conteúdo, ferramentas de análise, sistemas para comércio eletrônico, por exemplo. Domina plenamente HTML, SHTML, JavaScript, ASP .NET ou PHP, Ajax, etc.

Jornalista digital
Com a invasão dos portais da Internet, há uma demanda muito grande por conteúdo especializado para veículos digitais. Assim, nascem os jornalistas digitais, especialistas na criação de textos altamente informativos, mas que são produzidos de forma rápida e direta. Devem conhecer os processos de publicação de conteúdo, ter boas noções da utilização de sistemas administrativos e de comportamento de usuários web.

Gerente de projetos Web
Este profissional é o responsável pela coordenação do trabalho de todos os outros profissionais aqui citados. Precisa ter grande conhecimento em tecnologia, todo o processo de criação de um projeto web, espírito de liderança, entre outras habilidades. Tudo isso para poder especificar adequadamente a tecnologia necessária para uma determinada solução, projetada de uma forma que possa crescer sustentavelmente. Normalmente, coordena a equipe de desenvolvimento, especificando o que deve ser feito, gerenciando prazos e tomando e analisando decisões. É essencial que tenha conhecimento de WebMarketing e saiba como funcionam os mecanismos de busca, chamados Search Engines, para saber quais as melhores formas de divulgar o site na Web, entre outras coisas.

O que você procura?

Não perca nenhum conteúdo