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dezembro.2019

Google Analytics: Como interpretar os números dentro do contexto?

O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes e utilizadas para analisar o fluxo e comportamento de clientes e usuários de sites.

Sem os dados do Google Analytics não é mais possível imaginar uma estratégia de marketing eficaz, porém, nada é tão simples assim, todas as métricas têm uma história. 

Pensar na importância da interpretação dos dados e o que é feito com essa informação, se tornaram os principais diferenciais dos profissionais de Marketing analítico.

Algumas métricas importantes do Google Analytics e seus usos.

Para dar alguns exemplos práticos do que uma boa combinação de dados e análise pode fazer, vamos pensar nas seguintes métricas e suas particularidades, envolvidas no contexto:

  • Quantidade de visitantes

Claro que estamos falando do número de visitantes que o site recebe. É a métrica mais comum a ser analisada. Todos queremos que as visitas aumentem, fato. Mas ter um fluxo de visitação alto quer dizer que você tem muitos leads? 

Não, não é bem assim. 

É comum termos sites com um número alto de visitas e com baixo número de visitantes “novos”. Ou seja, sem analisar a métrica de novos x recorrentes, essa métrica se torna falha, e um site com um número alto de audiência pode significar que há muita visualização de visitantes que já conhecem o site, ou seja os visitantes são os mesmos.

Por outro lado, uma taxa alta de visitantes novos contra uma baixa taxa de recorrentes pode significar que os usuários não estão voltando ao seu site. Ou seja, não existe resposta fácil para isso, o ideal é ter um equilíbrio entre novos e recorrentes e manter as análises sempre alinhadas com outras métricas, como:  

  • Visualização de páginas

Basicamente, essa métrica indica quantas páginas cada visitante navegou dentro do site. Quanto mais visualização, melhor, correto?

Nem sempre.

Por exemplo: ter mil visitantes e mil páginas visualizadas, ou seja, cada um visitando uma página é diferente de ter cem visitantes e mil páginas visualizadas, o que nos mostra que o conteúdo apresentado foi muito mais atraente à navegação. 

Lembrando que tudo isso depende do seu tipo de site e do contexto das páginas É muito comum a empresa ter uma página ótima que resolve o “problema” do usuário logo de cara, e oferece uma experiência rápida e eficaz fazendo com que cada usuário visualize apenas a página de interesse e cumpra a missão. 

Portanto, só pra lembrar, antes da análise do número em si, uma boa agência de Marketing Digital procura a contextualização e outras métricas que podem ajudar nisso, como a:

  • Taxa de rejeição

Esta é uma métrica que gera muitas dúvidas ao ser interpretada. Geralmente, o nome “rejeição” assusta, ninguém quer ser rejeitado. Então, uma taxa alta significa que as pessoas não gostam do seu site?

Não, vamos com calma. 

Vemos muitos blog ótimos, por exemplo, com uma taxa de 80% de taxa de rejeição, que pode ser considerado um bom número, porque se o objetivo era entregar a resposta ao usuário e ele saiu feliz com a resposta que precisava: Missão Cumprida.

Por outro lado, se temos uma Landing Page, a qual serve de captação de informações via formulário, por exemplo, e temos essa mesma taxa de rejeição de 80%, aí sim temos problemas, que podem ser de conteúdo, call to action mal feito, carregamento lento e tantos outros.

Veja mais sobre Taxa de Rejeição aqui

A agência de Marketing Digital e seu futuro analíco

Agora que falamos um pouco sobre 3 das mais importantes métricas do Google Analytics, é necessário frisar como a análise dos dados é imprescindível para que se possa haver correções e acertos em campanhas, comunicação e programação.

Ter uma agência de marketing digital, como a Pulso, controlando essas informações, hoje é, praticamente uma obrigação das grandes empresas e uma meta de consumo às empresas menores que ainda carecem dessa estratégia e patinam em redes sociais, blogs e sites, desperdiçando ricas verbas de mídia em anúncios que não performam e sites sem planejamento.

Com quase 13 anos de experiência em comunicação estratégica para marcas, a Pulso é uma agência de Marketing Digital orientada pelos costumes das pessoas, unificando e interpretando visões, transformando-as em projetos mais dinâmicos e inovadores.

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