15

Março.2017

Qual é a relação entre a série americana Suits e a área de vendas?

Suits é um seriado americano que conta a história de uma dupla de advogados, Harvey Specter e Mike Ross, juntos eles trabalham em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York para solucionar os mais diversos casos envolvendo grandes empresas e astros do basquete, se você trabalha na área de vendas, esta série tem que estar na sua wishlist do Netflix.

Resolvi escrever este breve artigo relacionando a série com o meu mercado de atuação, vendas. Confesso que aprendi muito com cada episódio e consegui extrair muita coisa para usar no meu dia a dia.

Foco

Em vendas precisamos estar sempre em alta performance, em um mês você bate suas metas, no mês seguinte zera o cronômetro e começa tudo de novo, não podemos relaxar ou se acomodar com os resultados conquistados. Assim como na série, não há espaço para relaxar, cada caso é um caso, quando acaba um, começa outro, manter-se focado é uma das prioridades.

Com quem está negociando?

Saber tudo sobre o cliente é prioridade na série, Harvey e Mike não entram em uma reunião sem ter em mãos dados e um histórico detalhado de seus clientes, dessa forma eles conseguem revirar e criar situações únicas que ditam o sucesso dos casos. Na área de vendas é a mesma coisa, não adianta entrar em uma reunião despreparado (vejo muito isso no mercado), precisamos levantar o máximo de informações sobre a empresa e a pessoa com quem vamos conversar, o sucesso final dependerá disso.

Argumentação

“Está muito caro”, “Já tenho os serviços que você está oferecendo”, “Mande uma apresentação por e-mail”, quem trabalha com vendas provavelmente já ouviu alguma delas. O que diferencia os bons, dos maus vendedores é a forma que eles respondem essas objeções. Criar argumentações é primordial para o sucesso em vendas. Argumentações são criadas de acordo com cada negócio, quanto mais souber sobre o seu produto/serviço e o seu cliente, mais argumentações surgirão. No seriado a dupla de advogados, são mestres em argumentações, quando menos esperamos eles nos surpreendem com alguma solução incrível do caso.

Marketing Pessoal

Camisa amassada, calça sem fazer a barra, terno grande e gravata no tom errado? Não verá isso na série, Harvey diz que a apresentação pessoal é prioridade nas negociações, pessoas que não se vestem bem não são levadas a sério e não tem credibilidade. Em vendas é a mesma coisa, o vendedor tem que passar uma imagem adequada de acordo com a proposta da empresa, estar bem vestido deveria ser considerado prioridade em vendas. Existem vários artigos na internet falando sobre marketing pessoal e muitos não falam somente de roupa, a postura corporal, gestos, atitude e outras coisas são levadas em consideração, vale a pena dar uma lida.

Outras séries indicadas para profissionais de vendas: Mad Man e White Collar

O que você procura?

Não perca nenhum conteúdo