05

julho.2019

Como anda a tal Transformação Digital? O que eu vi no Vtex Day e RD on the Road

A Pulso, como Agência Digital Nativa, vem se atualizando gradativamente com a Transformação Digital, participando de eventos fortíssimos do mercado digital. 

E eu, que não podia ficar fora dessa, participei de dois dos mais badalados eventos do mundo Digital: O Vtex Day, e RD on the Road, em São Paulo. Então, vou contar um pouco do que vi.

A Importância do Vtex Day na Transformação Digital

O Vtex Day está entre os maiores encontros de negócios digitais do mundo e coloca a cidade de São Paulo e o Brasil como um dos polos de conhecimento digital. 

O evento trouxe muitos conteúdos e cases relevantes apresentando um panorama global de mercado.

A grande atração do evento, sem dúvida alguma, foi o ex-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que abordou temas de como as empresas brasileiras podem ser protagonistas da revolução digital que está acontecendo em todo o mundo, enfatizando que a diversidade do Brasil é uma das nossas grandes forças.

O RD on the road e seu potencial de engajamento digital

O RD on the Road é conhecido como um evento itinerante de Marketing Digital e Vendas da Resultados Digitais e já passou por mais de 20 cidades e em 3 países diferentes. 

O evento tem um engajamento incrível no mercado digital e reúne profissionais de diferentes segmentos e áreas de atuação, associando o conhecimento, tendências de negócios, boas práticas e as maiores referências do digital em um ambiente interativo que estimula o networking e o desenvolvimento.

Aprendizado e aplicação

Em ambos os eventos, percebi que “Transformação Digital” é o termo do momento. Realmente estamos vivendo a era dessa revolução tecnológica. 

  • A agência tradicional está buscando se inteirar e atender de forma digital; 
  • O profissional está estudando e buscando essas experiências, pois sabe que esse perfil de profissional será o mais visado no mercado digital; 
  • O cliente está entendendo e buscando inovar cada vez mais com recursos tecnológicos.

Pude ver situações que mostram que os clientes estão cada vez mais exigentes. O foco está em entender e mostrar sua dor, montando propostas personalizadas com números, dados, seja usando SEM Rush, Google Trends, Gerador de Personas, benchmarking ou qualquer que seja a ferramenta.

Tudo isso faz a diferença e mostra valor ao serviço/negócio, tirando a impressão de produto “de prateleira”. A dica do sucesso é: ENCANTE SEU CLIENTE. 

O Futuro é Analítico

Uma frase que ouvi e que me marcou foi “O futuro é Analítico”. O cenário vem mudando e os profissionais de Marketing precisam ser “Matemarketing”. 

Atualmente, o que não se mensura não é visto, não tem valor. Cada vez mais, os profissionais e agências devem entender isso, o Marketing vai além do “beautiful”, é preciso ter dados concretos que possam ser vistos e entendidos pelos seus clientes.

É imprescindível entender o porquê dessa transformação, essa mudança é de comportamento do consumidor, acontece todos os dias e cada vez mais rápido.

Acompanhar os dados analíticos e traçar estratégias baseadas em comportamento, constrói o caminho mais rico de inovação que sua empresa pode seguir.

Alguns Insights práticos da Transformação Digital:

  • Valorize a hora-útil do seu profissional e não a hora/ponto: pesquisas mostram que apenas 40% do expediente é produtivo
  • Faça Hora-bar! Conheça gente, faça Networking. Quanto mais conexões mais ideias e quanto mais ideias mais soluções
  • Seja “Matemarketing”: não há como fugir dos dados analíticos
  • Gere valor ao seu negócio. Estude o seu cliente e faça ele se sentir especial
  • Tenha uma alma digital: Não basta entrar no digital apenas pelas circunstâncias do mercado
  • Não pague para trabalhar: Esclareça o que você está vendendo e o que seu cliente está comprando

Novos tempos trazem Novas Atitudes que geram Novos Comportamentos.

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